terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Aproveitando a data...

Pessoal... ADOREI esse artigo de Suzana Herculano-Houzel. Segue:
Resoluções de ano-novo

Todo fim de ano é a mesma coisa: promessas, promessas, promessas. aproveitamos o marco temporal da mudança de calendário para prometer à nós mesmos finalmente fazer aquele regime, voltar à ginástica, arrumar a estante, aprender outra língua, saldar as dívidas. A intenção é das melhores, sem dúvida - mas a maior parte das resoluções dura pouco, e logo as abandonamos e ficamos só na proposta, até começar tudo de novo no ano seguinte. Por que gostamos tanto de tomar resoluções de ano-novo e por que é tantas vezes difícil de cumpri-las? 

Acredito que a resposta esteja contida em uma frase que li em uma delegacia em Joanesburgo. Como parte do programa de melhora do desempenho dos policiais, uma folha de papel colada à parede lembrava, aos funcionários em letras enormes: "Um objetivo sem um plano não é mais que um desejo". 

A frase ficou comigo, pois resume quase poeticamente a essência da nossa capacidade de dirigir o próprio futuro: a possibilidade do nosso cérebro identificar uma vontade (algo cuja simples antecipação nos dá prazer desde já, e portanto motivação suficiente para seguir a diante), transformá-la em objetivo (uma meta a ser alcançada, como um ponto no horizonte a guiar nossos passos), e então tecer uma estratégia para chegar lá (um programa motor ou mental, como uma sequência de passos a serem seguidos para atingir o horizonte). Sem desejo não há objetivo; sem meta não há plano; e sem um plano só se chega ao objetivo por acaso, se tanto.

O interessante é que desejo, objetivo e estratégia são produtos de três sistemas diferentes do cérebro, que operam de maneira bastante autônoma, porém integrada. Antecipar prazeres, caber de novo dentro daquele vestido, saber falar a língua do país que você vai visitar ou ter um dinheirinho sobrando no banco é função das estruturas do sistema de recompensa e motivação, como o estriado ventral, a área tegmentar ventral e o córtex órbitofrontal. Essas regiões sinalizam para o resto do cérebro aquelas informações ou ideias que são mais interessantes que as demais e, portanto, valem a pena serem seguidas.  

Estabelecer objetivos, por sua vez, é função principalmente das partes mais frontais do córtex, aquelas capazes de direcionar nossas ações em prol de um alvo mesmo que ainda não visível, mas já visualizável e desejável mentalmente. Na etapa seguinte é preciso que as ações musculares ou mentais (na forma de pensamento) sejam selecionadas e organizadas em sequências que nos levem ao objetivo - como programas motores em que os movimentos certos são escolhidos e preparados para ser executados na ordem certa e na hora certa.  Esse programa motor ou mental é a estratégia, cuja elaboração e execução dependem da interação entre córtex e núcleos da base - mas somente é executada sob direção de um "objetivo pré-frontal" e com o empurrãozinho da antecipação do prazer de chegar lá. Primeiro organizar seus horários e depois fazer uma pesquisa para poder escolher o melhor curso de italiano, por exemplo, em vez de se matricular em qualquer um e ver no que dá, de fato aumenta significativamente suas chances de seguir o curso até a hora da viagem. 

Tomar resoluções de ano-novo ou de segunda-feira é fácil, basta um desejo. Transformá-las em realidade, contudo, exige estabelecer claramente uma meta (razoável, por favor!) e tecer estratégias para chegar lá. A boa notícia é que seu cérebro é capaz das três coisas. 

Gente... vou fazer agora minha lista de desejos e planejar minhas estratégias para alcançá-los. Ah... e nem preciso dizer que farei o mesmo que a delegacia fez: colar aquela frase na porta do armário...rs. Boa Sorte em suas estratégias !!! 



Fonte: Revista Viver Mente & Cérebro           

domingo, 26 de dezembro de 2010

Mal de Alzheimer / mais matérias

Cientistas dizem ter criado teste para diagnóstico precoce de Alzheimer
Cientistas britânicos dizem ter encontrado uma maneira de diagnosticar o mal de Alzheimer anos antes dos primeiros sintomas.

Um exame de punção lombar combinado a uma ressonância magnética do cérebro poderiam identificar pacientes com os primeiros sinais de demência, segundo os pesquisadores.

Atualmente não há cura e nem um exame único para detectar a doença, que afeta mais de 20.000.000 de pessoas pelo mundo.

Os cientistas esperam que um diagnóstico precoce possa ser usado para selecionar pacientes para testar novos remédios e tratamentos contra a doença.

Apesar de haver muitos possíveis remédios e vacinas contra Alzheimer em fase de testes, é difícil aferir quão eficazes eles são porque frequentemente a demência só é diagnosticada quando já está em estágio mais avançado.

Jonathan Schott e a equipe do Instituto de Neurologia da University College London desenvolveram um método que permitiria fazer o diagnóstico nos primeiros estágios da Síndrome de Alzheimer, o tipo mais comum da demência.

Os exames checam duas coisas: o encolhimento do cérebro e a presença dos níveis baixos de uma proteína, a amiloide, no líquido cérebro-espinhal.

A equipe decidiu então fazer a punção lombar e a ressonância magnética em 105 voluntários.

Os resultados revelaram que os cérebros dos indivíduos com baixos níveis de amiloide no líquido cérebro espinhal (38%) encolhiam 2 vezes mais rápido que os cérebros dos demais. Eles também tinham 5 vezes mais chances de possuir o gene de risco APOE4 e de ter níveis altos de outra proteína, chamada tau, que costuma ser associada a Alzheimer.

Apesar de ser muito cedo para qualquer dos voluntários desenvolver a síndrome, os pesquisadores
acreditam que suas suspeitas serão confirmadas no futuro. Isso poderia permitir que os médicos verifiquem que drogas podem ser eficientes em impedir ou adiar o aparecimento dos sintomas de demência.

Fonte: O Globo / Para mais notícias: site da BBC Brasil

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Curso de Férias UNISUAM

Pessoal...

passo para divulgar o curso que uma amiga vai ministrar em Janeiro. Vale a pena! 

Curso: Exercício físico e envelhicmento saudável
Curso proponente: Licenciatura Plena em Educação Física
Local: UNISUAM-RJ-Bonsucesso


Objetivo do curso: Fornecer informações científicas sobre o efeito do exercício físico para idosos e, assim, tornar apto o profissional de educação física para melhor planejar sua atuação nessa área.
Período de Realização: De 08/01/2011 13:00:00 até 29/01/2011 16:45:00
Professor: Helena Sales de Moraes ( Professor )

Curso: Exercício físico e saúde mental
Curso proponente: Licenciatura Plena em Educação Física
Local: UNISUAM-RJ-Bonsucesso


Objetivo do curso: Fornecer informações científicas sobre o efeito do exercício físico na saúde mental e, assim, tornar apto o profissional de educação física e fisioterapia a a atuarem nessa área.
Período de Realização: De 08/01/2011 08:00:00 até 29/01/2011 12:00:00
Professor: Helena Sales de Moraes ( Professor )

domingo, 5 de dezembro de 2010

Octagenário rápido e reistente

Nada como começar o domingo lendo uma matéria que te estimule a levar uma vida saudável e feliz. E o melhor de tudo... que te estimule a viver os seus dias com o propósito de chegar num futuro, um pouco distante - rs, e olhar para seu passado podendo dizer: "Valeu a pena!".
Essa matéria está no jornal O Globo de hoje. Encaminho link para quem estiver interessado em saber histórias de idosos que não ficam em casa vendo Gugu ou Faustão. Que se pode muito quando se deseja de verdade. Não é uma matéria de fisioterapia e tratamentos alternativos. Mas está relacionada a qualidade de vida, a bem estar e saúde. Então achei interessante e empolgante! 
Segue o LINK:

http://oglobo.globo.com/vivermelhor/mat/2010/12/04/segredo-dos-superidosos-maiores-de-80-que-esbanjam-vigor-abrem-via-para-entender-longevidade-923193783.asp
 

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Blog de cara nova!

Oi, pessoal!
Agradeço todas as visitas e comentários no blog e por e-mail!
Estou fazendo uma enquete aqui no blog para dar uma nova cara e saber mais a opinião e interesse das pessoas que passam sempre por aqui.
Não deixem de participar!

domingo, 21 de novembro de 2010

Medicina Paliativa

Atualmente tenho atendido inúmeros pacientes que se encontram em estágio muito avançado de sua doença. Umas dessas doenças, por exemplo, é o Mal de Alzheimer. Com isso, algumas pessoas me questionam sobre o que fazer e para que fazer a fisioterapia, se a doença não tem mais cura. Foi à partir desse questionamento que surgiu esta postagem! 
A Organização Mundial de Saúde defini como cuidados paliativos todos aqueles cuidados que consistem na assistência ativa e integral a pacientes cuja doença não responde mais ao tratamento curativo, sendo o principal objetivo a garantia da melhor qualidade de vida, tanto para o paciente quanto para os seus respectivos familiares. 
A Medicina Paliativa surgiu devido a necessidade de melhorar a qualidade de vida dos pacientes para os quais a cura não é mais possível e a qualidade de vida está ou estará em breve deteriorada. O objetivo real dessa área da saúde é aliviar os sintomas decorrentes de doenças degenerativas, crônicas e refratárias, favorecer o melhor possível as atividades do paciente, oferecer adequada atenção emocional e social, tanto ao paciente quanto à própria família. 
A fisioterapia em alguns casos pode não curar o paciente, porém vai dar uma qualidade de vida  para esses pacientes até o dia de óbito.   

sábado, 30 de outubro de 2010

Concurso FIOCRUZ 2010

O que aconteceu no último domingo, dia 24 de outubro, com relação ao concurso da Fiocruz merece comentários! Comentários CRITICANDO, é óbvio! Fiquei decepcionada com a organização do concurso, com a formulação da prova etc.
Como se não bastasse o que houve em Madureira com os candidatos, a prova ainda foi mal formulada. Várias questões com mais de uma opção de resposta certa... mal formulada? Erro de português?
É um desrespeito com candidatos que depositam sua confiança e esperança em um concurso. Com candidatos que passam horas estudando, com candidatos que chegam do trabalho cansados e ainda tentam estudar... E ainda têm aqueles que deixam de ter o seu lazer no fim de semana para estudar, pois é a única forma de se preparar. E no fim das contas... o concurso ter de ser anulado. O pior do que ser anulado, é perder a credibilidade nessa situação!!! Perder a credibilidade da FIOCRUZ (uma instituição tão respeitada) e da FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS (quem diria?!).  

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Momento em que os filhos passam a ter que se desdobrar entre o trabalho e o cuidado com os idosos que vivem em casa.

Vídeo exibido no programa Bom Dia Rio, dia 27/10/10, na casa de uma paciente com Doença de Alzheimer. Só acessar: http://g1.globo.com/videos/rio-de-janeiro/v/cuidados-com-idosos-mobilizam-as-familias/1363776/#/Bom

Está aí um tema para muita discussão. Tanto no meio político como pessoal, de cada família e/ou paciente e, até mesmo, no meio acadêmico.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Dia do Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional!

Olá, pessoal!

Estou sem tempo hoje para deixar uma mensagem inspiradora. Prometo postar algo depois. Mas eu não poderia deixar de registrar meus votos aos meus colegas de profissão.
PARABÉNS pelo nosso dia !!!



terça-feira, 5 de outubro de 2010

Dia do Idoso

Você sabia que no dia 1º de Outubro é comemorado dia do idoso?
A data foi criada pela ONU e surgiu em razão de uma assembléia mundial sobre o envelhecimento, realizada na Áustria, em 1982.
Trata-se de um bom dia para reflexão, para pensármos como temos tratado nossos idosos e lembrármos que, se o curso da vida seguir normal, todos seremos idosos um dia. Cuidar bem do idoso é respeitar nosso próprio futuro.
Deixo aqui uma mensagem que encontrei sobre este dia. Uma linda mensagem!

Aprenda a curtir seus Anos Dourados
Idoso é quem tem o privilégio de viver uma longa vida... velho é quem perdeu a jovialidade.
A idade causa a degenerescência das células... a velhice causa a degenerescência do espírito.
Você é idoso quando sonha... você é velho quando apenas dorme.
Você é idoso quando ainda aprende... você é velho quando já nem ensina.
Você é idoso quando se exercita... você é velho quando somente descansa.
Você é idoso quando tem planos... você é velho quando só tem saudades.
Para o idoso a vida se renova a cada dia que começa... para o velho a vida se acaba a cada noite que termina.
Para o idoso o dia de hoje é o primeiro do resto de sua vida... para os velhos todos os dias parecem o último de uma longa jornada.
Para o idoso o calendário está repleto de amanhãs... para o velho o calendário só tem ontens.
Que você, quando idoso, viva uma vida longa, mas que nunca fique velho.

"Da mesma forma que gosto de sentir um toque de maturidade num jovem, gosto do idoso que conserva algo do aroma da juventude.
Aquele que se esforça por misturar assim a juventude e a maturidade pode tornar-se velho pelo corpo, mas seu espírito permanecerá jovem." (Autor Desconhecido)

sábado, 25 de setembro de 2010

Síndrome de Guillain-Barré

Um dia desses, pouco menos de 1 mês, estive conversando com uma pessoa muito especial. Esta me contou que alguém que amava muito, era portadora desta doença. Isto foi descoberto até bem poucos dias também. Enfim... em toda minha vida acadêmica, só me deparei apenas 1 vez com alguém com esta síndrome (quando eu era estagiária no Hospital de Ipanema). Até então, o entendimento sobre esta doença se restringia aos livros na época de estudante. 
Esta notícia me fez refletir algumas coisas e reler sobre o assunto. Me deu vontade de postar e deixar esta imagem como uma homenagem e votos de que tudo corra bem em sua recuperação. Que tenho certeza que será um sucesso, pois é uma criança que tem toda uma vida pela frente. 
Os primeiros indícios da doença  apareceram em 1.859, descritos por um médico francês chamado Jean B. O. Landry. Em 1.916, três médicos parisienses (Georges Guillian, Alexander Barre e André Strohl) demonstraram a anormalidade característica do aumento das proteínas com celularidade normal, que ocorria no líquor dos pacientes acometidos pela doença. Desde então, vários investigadores se interessaram pela síndrome, colhendo informações adicionais sobre esta.
É uma doença desmielinizante (bainha de mielina dos neurônios é danificada). Caracteriazada por inflamação aguda e perda de mielnia dos nervos periféricos e, às vezes, de raízes nervosas proximais e de nervos cranianos. Causa prejuízos na sensação, movimento, cognição e outras funções dependendo dos nervos afetados.
É auto-imune. Assim, a causa exata não é conhecida. Geralmente, manifesta-se após uma infecção respiratória ou gastrointestinal leves.
A SGB ocorre em todos os grupos etários, porém é mais freqüente entre 16-25 anos e 45-65 anos. Ligeira predominância em sexo masculino.
Manifestações clínicas:
  • dor em MMII seguida por fraqueza muscular progressiva ou distribuição geralmente simétrica e distal que evolui para diminuição ou perda dos movimentos de maneira ascendente com flacidez dos músculos;
  • as manifestaçõs traduzem-se, em geral, por astenia, ligeira hipertemia, sintomas de infecção respiratória banal ou do tipo digestivo, dores articulares e/ou musculares;
  • pode haver disartria , disfagia, distonia e desordens cardiorrespiratórias;
  • alguns pacientes têm alteração da sensibilidade;
  • a dor é muito freqüente;
  • disfunções autônomas acontecem em certos casos mais graves e pode levar a óbitos;
  • alguns sintomas adicionais podem estar associados (tontura, constipação, visão embaçada, incontinência urinária, palpitações, babar em excesso, dificuldade de deglutição, ausência temporária da respiração, desmaio etc).
Evolução:
1ª Fase - instalação - 7 a 10 dias
2ª Fase - período de estado - 2 a 4 semanas
3ª Fase - resolução da sintomatologia - 2 a 3 semanas

Diagnóstico Diferencial:
O diagnóstico basea-se nos dados clínicos e exame de líquido cefalorraquidiano. É confundido com poliomielite aguda (crianças e jovens) e com as manifestações nervosas da porfiria aguda intermitente.

Prognóstico:
A recuperação costuma ser completa na maior parte dos casos. No entanto, seqüelas, como déficits motores e hipotrofias musculares, podem ocorres em um número reduzido de casos.

Tratamento:
Na fase aguda, primeiras 4 semanas de início dos sintomas, o tratamento é a plasmaferese ou administração intravenosa de imunoglobulinas. 
A fase de recuperação constitui um desafio para o fisioterapeuta, já que esta é muito importante e indispensável ao paciente: prevenção de contraturas, controle da dor, cuidados respiratórios. Geralmente é direcionada para alongamento e alcance dos movimentos na fase aguda. Após, a fisioterapia é direcionada para fortalecimento e funcionalidade dos movimentos. Quando recomeçam a aparecer os movimentos voluntários, os exercícios devem ser leves, para prevenir sobrecarga. Em alguns casos o paciente é ventilado e a fisioterapia ajuda a prevenir a atelectasia. Facilitação muscular proprioceptiva e movimentos grandes têm propriedades de mitigação da dor.

  

domingo, 29 de agosto de 2010

Saúde e Equilíbrio

Para garantir saúde e equilíbrio, prometa a você mesmo:
  • colocar-se sob os desígnos de Deus, cada dia, através da oração e sustentar consciência tranqüila, preservando-se contra idéias de culpa;
  • dar o melhor de si no que esteja fazendo;
  • manter coração e mente, atitude e palavra, atos e modos na inspiração constante do bem;
  • servir, desinteressadamente, aos semelhantes, quanto esteja ao alcance de suas forças;
  • regozijar-se com a felicidade do próximo;
  • esquecer conversações e opiniões de caráter negativo que haja lido ou escutado;
  • acrescentar pelo menos um pouco mais de alegria e esperança em toda pessoa com quem estiver em contato;
  • admirar as qualidades nobres daqueles com quem conviva, estimulando-os a desenvovê-las;
  • ouvidar motivos de queixa, sejam quais sejam;
  • viver trabalhando e estudando, agindo e construindo, de tal modo, no próprio burilamento e na própria corrigenda, que não se veja capaz de encontrar as falhas prováveis e os erros possíveis dos outros.
Retirado do livro "Passos da Vida"

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Agradecimento especial


Hoje meu agradecimento vai aos meus pacientes tão queridos! Têm dias que, na correria, não nos damos conta de como é importante agradecê-los, mesmo que apenas na nossa mente, ao invés deles nos agradecerem. Um dia desses, não sei porque, mas me dei conta disso. Talvez por estar, nesse momento, trabalhando com pacientes mais debilitados, do que o normal, na minha vida acadêmica. Sempre trabalhei bastante com pessoas mais jovens e ativas... e agora tenho atendido um perfil bem debilitado também. E sempre ouvimos ao final de cada sessão: "Muito obrigada!; Que Deus ilumine seus caminhos!; Que Deus abençoe suas mãos de anjo (esse paciente já partiu desse nosso mundo - CARINHO)!; Que você seja muito feliz nas sua profissão!; Que você continue tão dedicada e atenciosa! etc e etc". E, neste dia, eu pensei no que ELES, todos os dias, me ajudam.
Ver a força de vontade de cada um em busca de sua reabilitação... ver a lição de vida que cada um nos dá, ao contar suas histórias... ver o quanto temos saúde, diante destes que estão tão dependentes física e emocionamente para TUDO... ver o quanto ELES confiam no meu trabalho... é um APRENDIZADO diário... para valorizármos mais a nossa própria saúde e termos a humildade de reconhecer que ELES nos ensinam muito, que não são apenas ELES que aprendem com o nosso tratamento! Eu aprendo muito e MUITO mesmo em todos os sentidos!!!
Muito obrigado!!! Obrigada aos meus pacientes Queridos!!! Obrigada por todo carinho que todos demonstram por mim!!!

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Li e repasso!

A arte de caminhar

Desde a antiguidade movimentar o corpo ajuda as pessoas a pensar, tomar decisões e expressar indignação; na literatura artistas e apaixonados são andarilhos

 A consciência da necessidade de praticar exercícios físicos é recente. “No começo, era o pé”, diz o antropólogo Marvin Harris. O pé, não a mão. A mão nos fez humanos – mas antes de sermos humanos somos parte do reino animal, e o nosso corpo precisa atender às necessidades que os animais enfrentam, entre elas a do deslocamento. O ser humano evoluiu, tornou-se bípede, mas continuou caminhando. E passou a usar a caminhada para outros fins que não o de chegar a um lugar específico: o de buscar determinada coisa. Praticar exercícios físicos é algo relativamente recente, mesmo porque, no passado, o sedentarismo era a exceção antes que a regra; caçadores, agricultores, trabalhadores em geral jamais pensariam nisso. Mas muito cedo o ato de caminhar adquiriu um significado psicológico, simbólico. O protesto político muitas vezes se fez, e ainda se faz, sob a forma de marchas, de caminhadas; foi o caso da Marcha dos 100 Mil (1968), um dos primeiros protestos organizados contra a ditadura no Brasil. Os filósofos gregos muitas vezes ensinavam a seus discípulos caminhando. “Levanta-te, toma teu leito e anda”, diz o Evangelho (João, 5:8), ou seja, vá em busca de seu destino, de seus objetivos. E Santo Agostinho cunhou uma expressão famosa: Solvitur ambulando, caminhar resolve (os problemas, as dúvidas). Por quê?
No livro Wanderlust: a history of walking (A ânsia de vagar: uma história da caminhada), de 2000, Rebecca Solnit diz que andar permite “conhecer o mundo através do corpo”, ou, nas palavras do poeta modernista Wallace Stevens (1879-1955): “Eu sou o mundo no qual caminho”. Trata-se, pois, de uma experiência cognitiva, muito necessária nesses tempos em que as pessoas se deslocam sobretudo utilizando carros, trens, aviões. Mas caminhar também envolve um processo de autoconhecimento, quando não de inspiração. “Os grandes pensamentos resultam da caminhada”, diz o filósofo Friedrich Nietzsche (1844-1900), uma ideia que Raymond Inmon expressa de forma mais poética: “Os anjos sussurram para aqueles que caminham”. O escritor francês Anatole France (1844-1924) faz uma comparação interessante: “ É bom colecionar coisas, diz ele, mas é melhor caminhar. Porque caminhar também é uma forma de colecionar coisas: as coisas que a gente vê, as coisas que a gente pensa”. Esse processo é facilitado pela renovação da paisagem, seja ela rural ou urbana, e pelo próprio automatismo do ato de caminhar.
Não é de admirar, portanto, que muitos escritores tenham abordado o tema da caminhada. Foi o caso do filósofo Jean-Jacques Rousseau (1712-1778), figura marcante do Iluminismo francês e precursor do romantismo – os românticos, sobretudo os alemães, eram grandes andarilhos. Em suas Confissões, disse Rousseau: “Só consigo meditar quando caminho. Minha mente só trabalha junto com minhas pernas”. À obra (publicada postumamente) que resume muito de sua biografia e de sua filosofia, Rousseau deu o título de Os devaneios do caminhante solitário (Lês rêveries du promeneur solitaire). Os dez capítulos são denominados promenades (caminhadas). Finalmente, temos um termo analisado tanto pelo poeta francês Charles Baudelaire (1821-1867) como pelo escritor alemão Walter Benjamin (1892-1940). Trata-se de flâneur, que vem do verbo flâner, vagar (em português temos o galicismo flanar). O flâneur, do qual Benjamin era um exemplo, vagava por Paris, observando o que se passava a seu redor, num claro desafio à moral burguesa então vigente, que via isso como vagabundagem. Uma vagabundagem da qual resultaram, contudo, textos admiráveis. Caminhar, como diz o escritor americano contemporâneo Gary Snyder, é a grande aventura.

Idoso caminhando no campo de centeio, óleo sobre tela, laurits andersen ring, s/d, coleção particular
Fonte: Revista Viver Mente & Cérebro




domingo, 15 de agosto de 2010

Doença de Parkinson

A Doença de Parkinson (DP) é um distúrbio neurológico progressivo causado pela degeneração de neurônios da substância negra responsáveis pela produção de dopamina, neurotransmissor relacionado principalmente com a função de coordenação de movimentos. Foi descrita pela primeira vez em 1817, pelo médico inglês James Parkinson.
A OMS estima que em 2040 serão cerca de 8.000.000 de pessoas afetadas em todo o mundo. E, no Brasil, 2000.000 afetadas.
As manifestações clínicas surgem quando pelo menos 80% das células da substância negra são acometidas.  Tende a afetar as pessoas mais idosas. Os primeiros sintomas geralmente aparecem à partir dos 50 anos. pode acontecer em pessoas mais jovens, embora os casos sejam raros.
Na DP encontramos características motoras, tais como:
  1. tremor em repouso;
  2. bradcinesia (lentidão dos movimentos);
  3. rigidez ( hipertonia plástica acometendo a musculatura flexora).
O diagnóstico é feito por exclusão, sendo baseado na história clínica do paciente e exame neurológico. Quando pelo menos 2 desses sinais clínicos estão presente, grandes são as chances do paciente ser portador da doença. Porém, há exceções.
Complicações não motoras: hipotonia ortostática, distúrbios gastrointestinais, distúrbios respiratórios, distúrbios sexuais, distúrbios do sono, sensitivos e dor, alterações emocionais (depressão e isolamento).  
A doença não tem cura, mas DEVE ser tratada de forma a combater os sintomas e também retardar o seu progresso. A progressão é muito variável e desigual entre os pacientes. Possui um curso vagaroso, regular e sem rápidas ou dramáticas mudanças.
FISIOTERAPIA é ESSENCIAL para o tratamento da doença. Um dos principais objetivos da fisioterapia é oferecer ao paciente uma maior independência nas Atividades de Vida Diária, com conseqüente melhora da sua qualidade de vida. São prescritos exercícios para treinamento das atividades mais complicadas de serem executadas por cada paciente, exercícios para manutenção ou melhora das condições musculares (alongamento e fortalecimento globais), exercícios posturais e de equilíbrio. Todos esses sendo associados a movimentos respiratórios. 
  

Chama-se Tulipa James Parkinson. Batizada por um floricultor
holandês em uma homenagem ao médico que descreveu
pela primeira vez essa doença.

domingo, 11 de julho de 2010

Saúde Corporativa

A importância de investir na qualidade de vida dos profissionais!
Fonte: Jornal Carreira & Sucesso

Qualidade de vida se tornou assunto constante no mundo corporativo. As empresas investem cada vez mais em programas sustentáveis, e apostam no bem estar dos colaboradores para garantir um ambiente de trabalho agradável, além de atender as exigencias de mercado que valorizam as organizações que adotam esse perfil.
Aplicar programas que incentivam uma vida mais saudável e menos estressante é totalmente positivo para as organizações. Além do mais, evita uma série de gastos com profissionais que acabam sendo afastados de suas funções por recomendação médica, uma vez diagnosticado que o problema de saúde muitas vezes pode estar ligado à vida profissional excessivamente sob pressão e sedentária.
"Esse tipo de preocupação mostra que a empresa é moderna. Funciona como uma proteção do trabalho, para evitar adoecimento, problemas de relacionamento, depressão e desgaste", define Ana Cristina Limongi, professora da FIA/USP e do núcleo de qualidade de vida.
Se por um lado as empresas parecem investir nestes programas, por outro ainda parecem tímidas quanto a sua aplicação. Desenvolver um projeto como este requer organização, pessoas qualificadas envolvidas e principalmente, planejamento para que se encaixe no cronograma e nos planos da organização.

***************************

A Vital Promove - Saúde e Bem Estar Pra Você,  pode ajudar sua empresa a desenvolver projetos de saúde e qualidade de vida.
Contato: bemestarpravoce@yahoo.com.br

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Acupuntura e Menopausa

Acupuntura reduz os calores da menopausa, diz estudo!
O tratamento é tão eficaz, quanto os remédios. Porém, não possui efeitos colaterais.

Uma boa notícia para mulheres que estão na menopausa: pesquisadores do Hospital Henru Ford, nos EUA, descobriram que a acupuntura é tão eficaz quanto o uso de medicamentos no controle das ondas de calor que ocorrem nessa fase da vida.
A menopausa é marcada por um desequilíbrio hormonal em que a produção de estrogênio varia muito. E esse desequilíbrio perturba o funcionamento do hipotálamo, que é a região do cérebro que tem como uma de suas funções o controle da temperatura corporal. Isso gera as ondas de calor. A acupuntura harmoniza as variações hormonais e reduz os calores.

Resultados duradoruros
Na pesquisa americana, 50 pacientes foram divididas em 2 grupos. Um fez acupuntura e o outro tomou antidepressivos. Todas as participantes suspenderam o tratamento após 12 semanas. Nos 2 grupos de pacientes houve queda de 50% nas ondas de calor e nos sintomas de depressão, ams com a acupuntura se obteve resultados mais duradouros e com menos efeitos colaterais. 
Além disso, 18 pacientes que receberam antidepressivo relataram náuseas, boca seca, tontura e ansiedade.

Fonte: Jornal O Dia online

domingo, 6 de junho de 2010

Revista Viver Mente & Cérebro

Esta não é uma matéria que se relacione, pelo menos diretamente, com o perfil do blog. Mas resolvi compartilhar. É algo que me incomoda! Eu mesma penso inúmeras vezes em comprar aqueles despertadores caros, que sejam de boa qualidade mesmo, para que eu possa deixar de usar o meu celular como despertador (coisa da modernidade - antes não havia celular e ninguém deixava de acordar na hora do compromisso). Assim, poderei deixá-lo desligado durante a noite. Essa modernidade e euforia do século em que estamos vivendo, em alguns momentos, faz com que eu me interrogue à respeito de inúmeras questões que envolve muitos assuntos. Confuso, né?! Então vou deixar prá lá... e vamos à matéria:

Sensações de ansiedade, desamparo, angústia, impotência e até sintomas físicos de pânico, como taquicardia e sudorese. Essas manifestações tão típicas de uma síndrome deflagrada por um hábito extremamente recente: o uso do celular e outros equipamentos tecnológicos que permitem a comunicação. Os sintomas aparecem quando a pessoa não está com os aparelhos ou, por algum outro motivo, está impossibilitada de se comunicar por meio deles. O fenômeno tem sido denominado pelos especialistas de nomofobia, que significa no mobile – ou medo de estar sem “mobilidade”. “Muita gente não consegue se desprender da tecnologia deixa os aparelhos ligados 24 horas por dia, inclusive enquanto dorme”, diz o psicólogo Cristiano Nabuco, do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), ligado à Secretaria de Estado da Saúde. Ele ressalta que a nomofobia diz respeito também a outros equipamentos tecnológicos que deixam as pessoas conectadas, como computadores e notebooks.




Só no Brasil existem hoje mais de 250 milhões de aparelhos de telefonia móvel vendidos. “Esse número é impressionante, principalmente porque é maior que a população. Isso mostra como as pessoas estão cada vez mais dependentes e passaram a usar mais de um telefone”, afirma o psicólogo acrescentando que antigamente as janelas das casas eram grandes, pois era uma forma de se comunicar com o mundo. “Hoje as janelas estão cada vez menores e as TVs maiores, é um novo jeito de se conectar com o mundo”. Obviamente o problema não está no celular (ou nas outras tecnologias), mas na relação de dependência que se estabelece com os objetos, em razão de questões internas não resolvidas.



Segundo Nabuco, os mais suscetíveis a essa manifestação são os jovens. Ele ressalta que existem hábitos que podem alertar para a propensão ao problema, em especial em relação ao telefone móvel, que é de uso mais comum: abandonar tudo o que faz para atender o chamado; nunca deixar o aparelho sem bateria; não carregar o celular na bolsa, bolso ou similares (prefere levá-lo na mão para que possa atender imediatamente); se esquecer o aparelho em casa voltar de onde está para pegá-lo; sentir-se angustiado quando acaba a bateria, quando perde o aparelho ou pensa que perdeu.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

A importânica da respiração

Nossa respiração é regida pelo sistema nervosos automático. Porém, podemos torná-la voluntária a qualquer momento. O diafragma é o principal músculo responsável pela nossa respiração. Uma boa respiração traz muitos benefícios para nosso organismo. Mas, infelizmente, o homem acaba muitas vezes desaprendendo a respirar adequadamente.
A respiração tem uma relação direta com o nosso estado emocional. O estresse, medo, insegurança, tensão e outras emoções do dia a dia, afetam a nossa respiração de forma negativa. Passamos a respirar errado, ou seja, mais rápida e mais superficial (esta é muitas vezes necessária apenas durante atividade física). Assim, o pulmão coloca uma quantidade mínima de ar necessária, diminuindo a capacidade do próprio pulmão. A respiração correta favorece os rins, fígado, pulmão, intestinos, sangue, pele etc. Melhora a prisão de ventre, acalma, tranqüiliza, relaxa, desintoxica o organismo, estimula a energia vital, melhora a circulação sangüínea, entre outros benefícios.
Uma dica simples e que pode ser usada em qualquer lugar, durante qualquer situação: respire lenta e profundamente. Encha o pulmão ao máximo de ar (inspire), empurrando a barriga para fora. Esvazie ao máximo (expire). Esqueça a parte superior do tórax.
Respire fundo e relaxe os seus músculos agora!!! E daqui em diante, respire melhor durante o seu dia.

domingo, 18 de abril de 2010

Matéria no Jornal O Globo sobre Pilates

Hoje li no Globo uma matéria e achei interessante. Estou postando abaixo, o que achei mais importante.


"Aos 90 anos, o pilates atrai cada vez mais gente. Segundo uma pesquisa da Sporting Goods Manufacturers Association, só nos EUA o número de praticantes aumentou 471% de 2000 para 2008, e hoje estima-se que sejam quase 9.000.000. Antes de iniciar a prática, saiba o que esperar.

• Músculos, mas sem volume: o pilates não substitui a musculação e vice-versa. Mas quem o pratica se sente mais bem preparado física e mentalmente para qualquer atividade comum do dia a dia, a prática de esportes e ainda protegido contra lesões. Confere tônus muscular, pois trabalha com exercícios de resistência com carga, que pode ser o próprio peso, como nas séries no solo, ou resistência das molas. Visa o equilíbrio entre tônus e o alongamento, mantendo a elasticidade e a amplitude dos movimentos.
• Prevenção de lesões: fortalece a musculatura mais profunda, o core, a área do tronco e da pelve envolvida na estabilização da coluna. Core bem trabalhado previne lesões. Poucas repetições com alto grau de qualidade são suficientes para trabalhar a região do abdômen.
• Melhor concentração.
• Alívio de dores: previne e trata dores, além de corrigir desvios posturais acentuados, como hiperlordose e hipercifose. Nas situações mais graves combinam-se com outras técnicas de fisioterapia.
• Baixo risco: quase não há impacto nos movimentos. Ótimo para gestantes também, pois trabalha muito a musculatura abdominal e pélvica, o que ajuda a preparar para o parto. E após o nascimento do bebê, o método ajuda a recuperar e reativar a musculatura.
• Não há limite de idade para começar.
• Primeiros resultados: os exercícios são lentos e o objetivo é a excelência do movimento. Iniciantes devem ter paciência para alcançar os primeiros resultados.
• Pilates não emagrece: não é aeróbico.
• Freqüência curta: pode ser praticado todos os dias. Antes é preciso passar por uma avaliação cuidados. O importante é que o programa seja individualizado, porque algumas pessoas têm mais dificuldades do que outras, ou lesões prévias ou encurtamentos."

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Acidente Vascular Cerebral (AVC)

Corresponde à uma restrição de irrigação sangüínea ao cérebro, causando lesão celular e danos nas funções neurológicas. É a 2ª causa de morte no mundo e principal causa de incapacidade neurológica. Afeta na sua maioria os idosos, mas existe uma percentagem de 20% de  AVC´s em pessoas abaixo de 65 anos.
A Organização Mundial de Saúde defende que o AVC é provocado por uma interrupção no suprimento de sangue no cérebro e ocorre quando uma artéria que fornece o sangue é bloqueada ou rompida.
Temos como fatores de risco:
  • Idade;
  • Patologia cardíaca;
  • Diabetes melitus;
  • Aterosclerose;
  • Hereditariedade;
  • Raça (afeta mais a raça negra);
  • Contraceptivos orais;
  • Antecedentes de acidentes isquêmicos transitórios ou de AVC;
  • Hipertensão arterial;
  • Sedentarismo;
  • Entre outros.
Os sinais e sintomas dependerão da localização, tamanho da área atingida, funções da área atingida e disponibilidade de um fluxo contralateral.
As principais seqüelas são:
  • Déficits neurológicos;
  • Perda do controle voluntário em relação aos movimentos motores;
  • Hemiplegia (devido lesão do lado oposto do cérebro);
  • Hemiparesia ou fraqueza de um lado do corpo;
  • Função neuromuscular, motora, sensorial, perceptiva e cognitiva comprometidas;
  • Alterações do tônus;
  • Perda do mecanismo do controle postural.
A fisioterapia é de extrema importância para pacientes que sofreram um AVC. O fisioterapeuta irá ajudá-lo a entender o que aconteceu e a responder eficientemente à medida que o paciente tente se adaptar.
A reabilitação após o AVC siginifica ajudar o paciente a usar plenamente toda sua capacidade, a reassumir sua vida anterior adaptando-se a sua atual situação. Inicialmente temos os exercícios de mobilidade que o fará libertar-se de medos e inseguranças causados pelo desequilíbrio corporal. Serão realizados exercícios de fortalecimento e alongamento muscular, treino de equilíbrio e estímulos de sensibilidade. Muitas atividades fisioterapêuticas que começaram durante o início da recuperação, são apropriadamente modificadas para desafiar e fazer com que o paciente possa progredir até sua recuperação.

quinta-feira, 11 de março de 2010

Doença de Alzheimer

Até que ponto pequenos esquecimentos são normais? Serão os primeiros sinais da D.A.?

A D.A. é extremamente rara em pessoas com menos de 60 anos. Nestas pessoas mais jovens, quase sempre, os problemas de memória são decorrentes do estresse ou depressão.

Segundo um estudo divulgado na Revista Viver Mente & cérebro, uma em cada vinte pessoas entre 60 e 65 anos são diagnosticadas com o distúrbio. Acima de 85 anos essa relação é de uma para quatro.

É uma doença que corresponde à degeneração dos neurônios. Acomete neurônios em diversas partes do cérebro. Daí a explicação para que indivíduos afetados sofram não só de problemas com a memória, mas sim, sofrem também de outros distúrbios cognitivos: fala, capacidade de concentração, de orientação espacial, raciocínio e cálculo.

Não há cura e as terapias disponíveis têm como objetivo retardar o desenvolvimento da doença por alguns poucos anos.

Para diferenciar a D.A. de outros tipos de demência e distúrbios neurológicos na prática clínica, a medicina dispõe de testes neuropsicológicos e procedimentos de imagem que permitem inferir o estado de deterioração cerebral.

Algumas pesquisas feitas por cientistas da Universidade de Kentucky revelam que mudanças neuroanatômicas associadas ao mal têm início muito antes das primeiras manifestações da perda de memória.

A Fisioterapia prolonga a independência em idosos com D.A. e retarda a progressão da doença:

• Aumenta o equilíbrio e força muscular;
• Minimiza a queda e danos motores, prolongando a independência dos pacientes;
• Orienta os cuidadores a fazer as adaptações necessárias na casa do paciente;
• Quando o paciente se encontra numa fase mais avançada da doença, o fisioterapeuta orienta todos os procedimentos que os cuidadores e família devem realizar para evitar complicações.

O atendimento fisioterápico domiciliar deve ser priorizado precocemente, para uma melhor resposta na atuação terapêutica.

O que acontece nos dias atuais, é uma falta de informação sobre o valor da fisioterapia domiciliar. Muitas pessoas não têm a informação sobre como a fisioterapia é importante e como poderia ser melhor ampliada e promovida no atendimento desses pacientes.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Bem estar pra você

Promovemos saúde e bem estar para você, onde você estiver.

Contamos com uma equipe de profissionais capacitados para a realizações de eventos.
Cuidamos de todos os detalhes, da divulgação à logística, de acordo com a sua necessidade.
Os programas são desenvolvidos de acordo com o público indicado, com o perfil e a finalidade do evento: empresariais, feiras, workshops, festas, comemorações em geral, spa residencial, atividades ao ar livre, entre outros.
Contato:

Dra. Bianca Boscarino Tavares
Cel.: 9643-3144

Dra. Michelle Martins Gomes da Silva
Cel.: 9385-0252

e-mail: bemestarpravoce@yahoo.com.br

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Viver a vida!

http://www.youtube.com/watch?v=HJmxqpDZ-aA

Sou fã do Maneco. O tão conhecido autor de novelas Manoel Carlos. Só assisto as novelas dele. Resolvi postar o vídeo, em que ele aborda de uma forma excelente, sobre a acupuntura.

Parebéns!

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Matérias interessantes!

Alongamento é simplesmente imprescindível

Seus exercícios aumentam a flexibilidade e promovem o estiramento das fibras musculares.

Um exercício nunca é completo se não estiver integrado nele o alongamento. Seus movimentos promovem o estiramento das fibras musculares, permitindo que elas aumentem o seu comprimento. Quanto mais alongado o músculo, maior será a movimentação da articulação comandada por ele e, portanto, a sua flexibilidade.
Enquanto alguns acreditam que o alongamento evita lesões simplesmente aquecendo os músculos, outros atribuem à flexibilidade a prevenção dessas lesões. Ou seja, todos concordam que o alongamento contribui para o equilíbrio e boa postura corporal.
Siga as dicas para se alongar com segurança:
Antes de se alongar, faça um aquecimento prévio nos músculos. Do contrário, poderá provocar um estiramento.
Após a corrida, caminhe por 10 minutos e depois alongue. Pois o superaquecimento do músculo pode liberar doses altas de endorfina e elevar a circulação sanguínea, camuflando aquela dor quando o músculo está no limite.
Atenção na postura durante a pratica do alongamento. Do contrário, poderá adquirir alguma lesão.

Uma questão de postura
Combater os vícios posturais é uma maneira de manter-se sempre bonita e elegante.
Elegância e postura são inseparáveis. Afinal de contas, quem deseja ser bonita e ainda chamar a atenção, deve aprender a posição correta para realizar atividades cotidianas e comuns como sentar, parar e andar. Muita gente não sabe, mas portar-se adequadamente com o corpo pode eliminar a indesejada barriguinha, além de enrijecer os seios e as nádegas. Além disso, a postura é tão importante para a beleza, como para a saúde.
A má postura surge geralmente na adolescência por variados motivos como o estresse, o cansaço e a vergonha durante a formação dos seios. Na maioria dos casos, como não há dor, é difícil identificar este tipo de problema. Portanto, vale ficar atento, pois existem tratamentos para esta correção que melhoram os vícios posturais e asseguram uma aparência mais bonita e saudável.
O RPG (reeducação postural global), o Biofeedback (treinamento mental para a correção de postura), o Pilates, assim como exercícios de alongamento e fisitoterapia podem ser aliados neste combate.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Póximos Eventos

Estes são os eventos já progrmados este ano:

  • IV Encontro Internacional de Fisioterapia Demato-funcional (março - Belo Horizonte);
  • III Congresso Brasileiro de Acupuntura SOBRAFISA (maio - Paraná);
  • IV Congresso Internacional de Fisioterapia Manual (maio - Ceará);
  • XXVI Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (maio - Gramado);
  • I congresso Internacional de Fisioterapia da Amazônia (julho - Manaus);
  • 27º Congresso de Cardiologia - SOCERJ (agosto - RJ) / Jornada de Fisioterapia;
  • V congresso Internacional de Fisioterapia (setembro - Ceará);
  • 15° Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória  (29/9/2010 - 2/10/2010);
  • I Congresso Brasileiro de Fisioterapia Manipulativa e Musculoesquelética - COBRAFIMM (21/10/2010 - 23/10/2010);
  • 26/10/2010 - 27/10/2010
    7º Fórum FEBRABAN de Saúde e Segurança no Trabalho;
  • I Congresso Brasileiro de Fisioterapia Neurofuncional (26 a 28 de novembro - Petrópolis - RJ).

sábado, 16 de janeiro de 2010

Depressão, Incenso e Terapias!


Hoje li uma matéria na Revista Viver Mente & Cérebro, sobre o Incenso no Combate à Depressão. Me inspirei para escrever um pouquinho sobre o assunto. Aliás...um assunto tão comentado nos dias atuais.

O meu artigo de conclusão do curso de Acupuntura, foi relacionado à depressão. Precisei ler muitas matérias e vou relatar a coisas mais importantes que li quando desenvolvi o artigo.

Uma matéria publicada no Jornal O Globo (set/2009), relata que a Organização Mundial de Saúde divulgou dados à cerca da depressão. Informou que esta deve ser tornar a doença mais comum do mundo nos próximos 20 anos. É a doença que mais vai gerar custos econômicos e sociais para os governos. Os pobres e países subdesenvolvidos são os mais atingidos pelo trasntorno, por terem menos recursos para tratar. A patologia tem diversas causas. Algumas causas biológicas, mas parte delas vêm de causas ambientais e, obviamente, as pessoas pobres sofrem mais stress no dia-a-dia que as ricas, e não é surpreendente que tenham mais depressão.

Um núcleo de estudos do Departamento de Saúde da OMS relata que é preciso mudar a mentalidade da sociedade com relação à doença. Muitas pessoas não dão importância ou tratam de forma errada os primeiros sinais e sintomas da doença.

O importante é procurar ajuda de profissionais especializados, que poderão dagnosticar este problema e indicar o tratamento em cada caso. Muitas são as opções de tratamento hoje em dia. Desde medicamentos, até terapias alternativas. Estas funcionam muito bem. Porém, em alguns casos, o medicamento se faz necessário. Temos diversas modalidades de exercício físico, acupuntura, psicoterapia, relaxamento, massagens, entre outros. Todas essas formas de tratamento, têm excelentes resultados.

Aos que apreciam os incensos, segue mais esta novidade: sugere-se que uma substância química comumente encontrada nesse produto pode ter efeitos antidepressivos. O estudo foi realizado em uma universidade em Jerusalém. Baseou-se na análise do acetato incensole, um componente da planta Boswellia. Uma resina mais conhecida como olibano, é um ingrediente freqüentemente usado na fabricação de incensos. Essa substância reduziu a ansiedade e sintomas depressivos em ratos. Animais que tomaram a injeção tiveram menos medo de espaços abertos, em comparação com cobaias que receberam placebo. É uma substância 10 vezes menos potente que o Valium na redução da ansiedade. O autor relata que o estudo da substância, sintetizada em fórmulas mais potentes, pode levar a novos tratamentos para a ansiedade e depressão.

O meu artigo fala da cura através da acupuntura. Mas este artigo vou postar só depois!!! Qualquer dúvida, podem escrever um e-mail. Até!

 

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Receita de Ano Novo - Carlos Drummond de Andrade


Para você ganhar belíssimo Ano Novo

cor de arco-íris, ou da cor da sua paz,
Ano Novo sem comparação como todo o tempo já vivido
(mal vivido ou talvez sem sentido)
para você ganhar um ano
não apenas pintado de novo, remendado às carreiras,
mas novo nas sementinhas do vir-a-ser,
novo
até no coração das coisas menos percebidas
(a começar pelo seu interior)
novo espontâneo, que de tão perfeito nem se nota,
mas com ele se come, se passeia,
se ama, se compreende, se trabalha,
você não precisa beber champanha ou qualquer outra birita,
não precisa expedir nem receber mensagens
(planta recebe mensagens?
passa telegramas?).
Não precisa fazer lista de boas intenções
para arquivá-las na gaveta.
Não precisa chorar de arrependido
pelas besteiras consumadas
nem parvamente acreditar
que por decreto da esperança
a partir de janeiro as coisas mudem
e seja tudo claridade, recompensa,
justiça entre os homens e as nações,
liberdade com cheiro e gosto de pão matinal,
direitos respeitados, começando
pelo direito augusto de viver.
Para ganhar um ano-novo
que mereça este nome,
você, meu caro, tem de merecê-lo,
tem de fazê-lo de novo, eu sei que não é fácil,
mas tente, experimente, consciente.
É dentro de você que o Ano Novo
cochila e espera desde sempre.

Feliz 2010!!!