Atualmente tenho atendido inúmeros pacientes que se encontram em estágio muito avançado de sua doença. Umas dessas doenças, por exemplo, é o Mal de Alzheimer. Com isso, algumas pessoas me questionam sobre o que fazer e para que fazer a fisioterapia, se a doença não tem mais cura. Foi à partir desse questionamento que surgiu esta postagem!
A Organização Mundial de Saúde defini como cuidados paliativos todos aqueles cuidados que consistem na assistência ativa e integral a pacientes cuja doença não responde mais ao tratamento curativo, sendo o principal objetivo a garantia da melhor qualidade de vida, tanto para o paciente quanto para os seus respectivos familiares.
A Medicina Paliativa surgiu devido a necessidade de melhorar a qualidade de vida dos pacientes para os quais a cura não é mais possível e a qualidade de vida está ou estará em breve deteriorada. O objetivo real dessa área da saúde é aliviar os sintomas decorrentes de doenças degenerativas, crônicas e refratárias, favorecer o melhor possível as atividades do paciente, oferecer adequada atenção emocional e social, tanto ao paciente quanto à própria família.
A fisioterapia em alguns casos pode não curar o paciente, porém vai dar uma qualidade de vida para esses pacientes até o dia de óbito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário