Nossa respiração é regida pelo sistema nervosos automático. Porém, podemos torná-la voluntária a qualquer momento. O diafragma é o principal músculo responsável pela nossa respiração. Uma boa respiração traz muitos benefícios para nosso organismo. Mas, infelizmente, o homem acaba muitas vezes desaprendendo a respirar adequadamente.
A respiração tem uma relação direta com o nosso estado emocional. O estresse, medo, insegurança, tensão e outras emoções do dia a dia, afetam a nossa respiração de forma negativa. Passamos a respirar errado, ou seja, mais rápida e mais superficial (esta é muitas vezes necessária apenas durante atividade física). Assim, o pulmão coloca uma quantidade mínima de ar necessária, diminuindo a capacidade do próprio pulmão. A respiração correta favorece os rins, fígado, pulmão, intestinos, sangue, pele etc. Melhora a prisão de ventre, acalma, tranqüiliza, relaxa, desintoxica o organismo, estimula a energia vital, melhora a circulação sangüínea, entre outros benefícios.
Uma dica simples e que pode ser usada em qualquer lugar, durante qualquer situação: respire lenta e profundamente. Encha o pulmão ao máximo de ar (inspire), empurrando a barriga para fora. Esvazie ao máximo (expire). Esqueça a parte superior do tórax.
Respire fundo e relaxe os seus músculos agora!!! E daqui em diante, respire melhor durante o seu dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário