sábado, 16 de janeiro de 2010

Depressão, Incenso e Terapias!


Hoje li uma matéria na Revista Viver Mente & Cérebro, sobre o Incenso no Combate à Depressão. Me inspirei para escrever um pouquinho sobre o assunto. Aliás...um assunto tão comentado nos dias atuais.

O meu artigo de conclusão do curso de Acupuntura, foi relacionado à depressão. Precisei ler muitas matérias e vou relatar a coisas mais importantes que li quando desenvolvi o artigo.

Uma matéria publicada no Jornal O Globo (set/2009), relata que a Organização Mundial de Saúde divulgou dados à cerca da depressão. Informou que esta deve ser tornar a doença mais comum do mundo nos próximos 20 anos. É a doença que mais vai gerar custos econômicos e sociais para os governos. Os pobres e países subdesenvolvidos são os mais atingidos pelo trasntorno, por terem menos recursos para tratar. A patologia tem diversas causas. Algumas causas biológicas, mas parte delas vêm de causas ambientais e, obviamente, as pessoas pobres sofrem mais stress no dia-a-dia que as ricas, e não é surpreendente que tenham mais depressão.

Um núcleo de estudos do Departamento de Saúde da OMS relata que é preciso mudar a mentalidade da sociedade com relação à doença. Muitas pessoas não dão importância ou tratam de forma errada os primeiros sinais e sintomas da doença.

O importante é procurar ajuda de profissionais especializados, que poderão dagnosticar este problema e indicar o tratamento em cada caso. Muitas são as opções de tratamento hoje em dia. Desde medicamentos, até terapias alternativas. Estas funcionam muito bem. Porém, em alguns casos, o medicamento se faz necessário. Temos diversas modalidades de exercício físico, acupuntura, psicoterapia, relaxamento, massagens, entre outros. Todas essas formas de tratamento, têm excelentes resultados.

Aos que apreciam os incensos, segue mais esta novidade: sugere-se que uma substância química comumente encontrada nesse produto pode ter efeitos antidepressivos. O estudo foi realizado em uma universidade em Jerusalém. Baseou-se na análise do acetato incensole, um componente da planta Boswellia. Uma resina mais conhecida como olibano, é um ingrediente freqüentemente usado na fabricação de incensos. Essa substância reduziu a ansiedade e sintomas depressivos em ratos. Animais que tomaram a injeção tiveram menos medo de espaços abertos, em comparação com cobaias que receberam placebo. É uma substância 10 vezes menos potente que o Valium na redução da ansiedade. O autor relata que o estudo da substância, sintetizada em fórmulas mais potentes, pode levar a novos tratamentos para a ansiedade e depressão.

O meu artigo fala da cura através da acupuntura. Mas este artigo vou postar só depois!!! Qualquer dúvida, podem escrever um e-mail. Até!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário