sexta-feira, 19 de julho de 2013

Fisioterapia domiciliar


Atendimento em toda Zona Sul do Rio de Janeiro.

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Simpósio de Neurociência do Exercício

Atenção pessoal, já estão abertas as inscrições para o nosso III simpósio!!! Acessem o link http://www.laboratoriolanex.com/ para mais informações!!! Esperamos todos lá!!!!

sábado, 27 de abril de 2013

Fisioterapia nas empresas (NR 4) - VOTAÇÃO

Fisioterapeutas:

Estamos a 7 dias do final da votação que irá abrir um debate no Senado Federal sobre a inclusão do fisioterapeuta nas empresas.
É fácil. Basta acessar o link e votar:

terça-feira, 9 de abril de 2013

Pilates ou RPG? Eis a questão!

Muitas pessoas me perguntam qual o melhor para o seu caso, sem mesmo ter feito uma avaliação fisioterápica. Essas perguntas rolam muito num papo descontraído, quando alguém que sente dores (principalmente na coluna) me encontra em locais informais. Daí, resolvi postar uma parte desta matéria da Revista Pilates e depois fazer minhas considerações.
O RPG é uma técnica de fisioterapia que promove o ajuste postural em prol da reorganização dos segmentos do corpo humano, e influencia até mesmo a maneira de respirar do paciente em tratamento. De acordo com a Sociedade Brasileira de RPG, o sistema corrige lesões e deformações do corpo, além de ensinar o paciente a se posicionar de forma correta, curando danos, evitando novos problemas e proporcionando equilíbrio.
O Pilates é um método de alongamento e exercícios físicos profundamente baseados na anatomia humana, que se utilizam do peso do próprio corpo em sua execução. O Pilates restabelece e aumenta a flexibilidade e a força muscular. Igualmente à RPG, a prática melhora a respiração, corrige a postura e previne lesões.
O que eu, como profissional, costumo fazer (além de avaliar o paciente) é indicar o RPG primeiro quando o paciente tem dores agudas e um desequilíbrio postural muito grande. Daí ele passa por algumas sessões de RPG e, em seguida, começa a prática do Pilates. Trabalhei numa clínica há alguns anos atrás, e lá trabalhavamos desta forma: paciente com dor aguda e um compromedimento mais sério, tratava inicialmente com RPG e depois ele era indicado para o Pilates, tivemos excelentes resultados!!!

Fisioterapia na lesão do manguito rotador

Adoro esses desafios!
Semana passada fui procurada por uma paciente para fazer fisioterapia domiciliar. Discurso: "o médico falou que tenho uma lesão no maguito rotador e indicou 10 sessões de fisioterapia na tentativa de não precisar me operar". É ótimo quando isso acontece... quando os médicos tentam um tratamento conservador, antes de indicar a cirurgia! O paciente vai bem, obrigada! :)
Assim que ele se recuperar totalmente, mando notícias!!!


Pilates em domicílio!

O Pilates pode ser praticado na sua própria casa também. É realizado principalmente pelas pessoas que não gostam de academias ou preferem um acompanhamento individual. As aulas duram em média 1 hora e pode ser praticado em qualquer idade, necessitando de uma avaliação física em primeiro lugar. São utilizados acessórios como bolas suíças e faixas elásticas.  

Pilates para ansiedade? SIM!

Fonte: Revista Pilates
Acordar cedo, deixar os filhos na escola e ir trabalhar. No horário de almoço, apenas um quarto é reservado para a refeição. O restante é separado para resolver os assuntos mais urgentes, que não podem esperar até o fim do expediente. Depois mais trabalho que geralmente se torna estressante devido à sobrecarga de responsabilidades. De volta em casa, uma leve pausa para o jantar e, como se não bastasse, os problemas domésticos para solucionar, sem falar daqueles que levam trabalho pra casa.
É uma rotina dessas que muitos profissionais precisam enfrentar todos os dias e o que menos fazem é cuidar da própria saúde. A consequência é pouca ou quase nenhuma qualidade de vida. Muitas pessoas já sofrem com as chamadas “doenças da modernidade”. A ansiedade, por exemplo, é um motivo suficiente para se recorrer a um bom médico. E não estranhe se entre um remédio e outro, ele recomendar a prática do Pilates.
O Pilates aperfeiçoa a rerspiração e potencializa a capacidade respiratória. Em todos os exercícios a respiração é enfatizada como instrumento para atingir a qualidade na execução dos movimentos. O contrário também acontece, pois os movimentos adequados com a região do tronco estimulam e ampliam a entrada e saída de ar nos pulmões. O Pilates exerce muitos benefícios em pessoas ansiosas por modificar a capacidade respiratória. Se o indivíduo ansioso é capaz de aprender a expirar, podemos até certo ponto, modificar sua condição energética diafragmática, onde a ansiedade está contida.

Um pouco de humor no seu dia!

Pilates e Humor. :)

Piso Salarial 2013

quinta-feira, 4 de abril de 2013

III Simpósio de Neurociência do Exercício

Para maiores informações, acesse:
www.laboratoriolanex.com

Vamos colaborar, DIVULGANDO!


Atividade física gratuita para pessoas com deficência! 

Como é bom estar com idosos!

Este foi um dia especial!!! E eu não poderia deixar de postar esse momento tão agradável... Um almoço proporcionado pela Dona Helena, nossa paciente, em sua casa (ela não está nesta foto, :( - coloco posteriormente). Foi uma tarde deliciosa... só gente amiga, agradável e... as comidinhas... hummmm só de pensar, já dá fome!!!

Parkinson

Se você conhece alguém com Parkinson não deixe de prestar sua homenagem especial!

Eu não poderia deixar de mencionar que, QUANTO ANTES INICIÁRMOS O TRATAMENTO COM A FISIOTERAPIA, melhor será a qualidade de vida deste paciente. 

sexta-feira, 1 de março de 2013

Volumes e Capacidade Pulmonares

Volume Corrente (VC) = volume de ar inspirado e expirado em cada respiração normal.
Capacidade  Residual Fucional (CRF) = ar que fica nos pulmões ao final de uma expiração normal (repouso).
Volume de Reserva Expiratório (VRE) = capacidade de ar que ainda pode ser expirada, pela expiração forçada, após o término da expiração corrente normal.
Volume Residual (VR) = o que permanece no pulmão após uma expiração forçada.
Volume de Reserva Inspiratória (VRI) = volume extra de ar que pode ser inspirado, além do volume corrente normal.
Capacidade Inspiratória = volume máximo que pode ser inspirado à partir da posição expiratória de repouso. Compreende a soma do volume corrente e do volume de reserva inspiratório.
Capacidade Vital = volume que é possível expulsar durante uma expiração forçada consecutiva a uma inspiração máxima. É a soma do volume corrente, volume de reserva expiratório e inspiratório.
Capacidade Pulmonar Total = volume máximo que os pulmões podem ser expandidos com o maior esforço expiratório possível.

Resumo:
1- Capacidade Vital = VC + VRI + VRE
2- Capacidade Inspiratória = VC + VRI
3- Capacidade Residual Funcional = VRE + VR
4- Capacidade Pulmonar Total = VC + VR

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Momento DESABAFO!

Pessoal,
não é de hoje que venho relatando aqui a minha insatisfação com algumas coisas que escuto nas ruas (seja de pacientes, colegas de trabalho ou demais pessoas) sobre o valor dos serviços de fisioterapia. Hoje, passeando pelo site da Federação Nacional de Fisioterapia, encontrei um link informando o valor de cada serviço prestado pra convênios. E, encontrei de assisntência domiciliar: "CAPÍTULO XI Código 71.11.000-9 - Assistência Fisioterapêutica Domiciliar. R$120,00". É uma PENA, que isso não seja cumprido MUITAS e MUITAS vezes. Acho que os profissionais também são um poquinho culpados. Já escutei paciente falar pra mim "mas o Dr fulando de tal, cobra 18,00 pra vc ir na casa dele... ele te deixa lá, fazendo os exercícios com outras pessoas e volta depois de 30 minutos". INFELIZMENTE essas coisas AINDA acontecem e MUITO. Por isso, muitos não valorizam nossa profissão. Muitos têm PENA de pagar por nossos serviços. É triste! Se os profissionais seguissem a risca sua ética e atendesse com competência... tenho certeza que ninguém cobraria TÃO POUCO a ponto de desmercer o trabalho do seu colega de profissão!!!



Fisioterapia Domiciliar

Abrangendo agora outros bairros. Atendendo Zona Sul, Zona Norte e Barra da Tijuca.

Maiores informações: 9643-3144

Abraços.

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Dica pós-graduação área da saúde!

Pós-graduação na IBMR! Ára da gerontologia que cresce mais e mais a cada ano!!!

Saiu na Fisioweek

Saiu na Fisioweek: No século XXI o estresse tornou-se a bola da vez! Para as empresas isto resultou em funcionários mais desgastados, estafados e, consequentemente, esse resultado afeta os gestores. Daí é que a fisioterapia entra neste perfil de clientela, ou seja, atuando nas empresas. Como? Através de exercícios posturais, ergonomia, alongamentos, ginástica laboral, massagens, shiatsu, entre outras técnicas. Estudos já surgem relatando a comprovação dos benefícios para os funcionários, quando empresas investem em projetos voltados para fisioterapia empresarial. Esta parceria fisioterapia empresarial, funcionários e gestores traz resultados significativos para ambos os lados. Nossa empresa atua neste mercado através do projeto Fisioterapia nas Empresas. Mais informações em nosso site.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Globo Repórter hoje!

Hoje o assunto é COLUNA VERTEBRAL!
Vamos assistir e depois fazer os comentários?
Bom fim de semana, pessoal!

Excelente oportunidade!

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

DESABAFO!

Finalmente, a TERAPIA MANUAL é a bola da vez! Pelo menos no Brasil, pois nos USA e Europa, já funciona há muito tempo.


Quem nunca ouviu nas ruas, na família, no grupo de amigos ou num consultório médico, as pessoas falarem que fizeram fisioterapia e não adiantou nada? Vira e mexe nos deparamos com situações em que as pessoas fazem 15, 20, 50 sessões de fisioterapia numa clínica e nada adianta. Iss...o é muito ruim para nossa profissão, por que gera uma falta de credibilidade e de aceitação ao nosso trabalho. Muitas vezes esses atendimentos em clínicas são feitos de forma inadequada. A alta rotatividade e o profissional não capacitado, em muitos casos, são os motivos pra se colocar um pacientes 20/30 sessões fazendo TENS (o popular "choquinho"), ultra-som (que muitos falam que é tão rápido que não adianta nada, mas não é bem assim) e esquecem o paciente alí horas e horas. Aí ele reclama que sai da casa dele, fica horas esperando pra ser atendido e... quando chega a sua vez... só fazem isso! Esta é uma queixa MUITO comum de quem já precisou de fisioterapia, e não teve a sorte de ser atendido num bom local, por um profissional adequado! Não!!! fisioterapia NÃO É SÓ ISSO! Fisioterapia também é colocar a "mão na masa". Muitas técnicas são utilizadas: RPG, quiropraxia, Maitland, osteopatia, Mulligan, mobilização neural, pilates terapêutico entre outras. Portanto, esqueçam que a fisioterapia é choquinho, gelo, ultra-som e um aperto daqui e outro dalí.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Hoje é dia dos túneis!

Hoje o post vai ser dedicado aos túneis do nosso corpo, rs. Vou falar um pouco da Síndrome do Túnel do CARPO e da Síndrome do Túnel do TARSO. Você verá algumas semelhanças entre elas que podem confundir numa pegadinha de prova de concurso, mas que se você tiver um bom conhecimento de anatomia, vai tirar de letra.  

O Túnel do Carpo corresponde à uma passagem anatômica, localizada na face anterior do punho, formada por um arco de ossos e por um ligamento forte chamado LIGAMENTO TRANSVERSO DO CARPO. Dentre deste túnel, localizam-se 9 tendões para os dedos e o NERVO MEDIANO. Este nervo é responsável pela sensibilidade do polegar, indicador, médio e metade externa do dedo anular. A Síndrome do Túnel do Carpo apresenta como queixa principal a dor e dormência nas mãos, devido a compressão deste nervo. Apresenta um conjunto de sinais e sintomas: dor, dormência, formigamento e diminuição da força. A principal manifestação é a dormência nestes dedos, que pioram durante a noite e ao desperta pela manhã. Ao sacudir ou abaixar as mãos, acontece um alívio parcial. Porém, durante a crise a dor pode irradiar para o cotovelo e até mesmo para o ombro. A falta de sensibilidade nos dedos pode causar fraqueza, fazendo com que o paciente freqüentemente deixe cair objetos e tenha dificuldade de diferenciar se algo é quente ou frio. Num estágio avançado existe a atrofia da musculatura tenar, causando fraqueza ou até mesmo impossibilidade do movimento de pinça. Ocorre principalmente em mulheres pós-menopausa, podendo o paciente apresentar diferentes níveis de gravidade. O principal exame realizado é a eletroneuromiografia.

Tratamento:
Fase Inicial - conservador. Talas removíveis, que mantém o punho em leve extensão. Uso de antiinflamatórios ou infiltração.
Gestantes - o tratamento não cirúrgico é realizado o máximo de tempo possível, isso por que os sintomas se resolvem espontaneamente após o parto. Deve-se usar tala. Em último caso, a cirurgia.
Quando os sintomas já ocorrem o dia inteiro, quando não há mais resultado com o tratamento conservador, quando há fraqueza muscular, o tratamento cirúrgico é indicado. Idosos têm maior indicação de tratamento cirúrgico, pelo fato deles apresentarem pobre recuperação da força após a atrofia estabelecida.

Os testes de Phalen e Sinal de Tinel auxiliam no diagnóstico junto a eletroneuromiografia.

Síndrome do Túnel do Tarso: resulta da compressão do NERVO TIBIAL POSTERIOR pelo ligamento do tornozelo, sendo frequente a história de fratura ou luxação antiga do tornozelo. Caracteriza-se pela dor em queimação, formigamento, fraqueza dos dedos dos pés e na região plantar. O paciente também pode apresentar sensação de peso nos pés e, às vezes, perda da sensibilidade. Os sintomas também pioram a noite e pela manhã, havendo rigidez matinal dos pés e dificuldade para andar. Mais comum em mulheres de 45 a 50 anos. Os exames realizados são: palpação, percussão e dobramento do pé, além da eletroneuromiografia, ressonância, radiografia e exames básicos de reumatologia.

Os testes de tínel do pé, torniquete, pulso vascular e dorsiflexão-eversão auxiliam o diagnóstico.

Tratamento:
Clínico - antiinflamatórios, corticóides na crise e infiltrações.
Ortopédico - suporte do tornozelo externo para manter o pé em posição correta, para evitar que as forças continuem comprimindo o nervo.
Cirúrgico - a descompressão está indicada para aqueles casos com lesões que ocupam espaço.
Fisioterapia - diminuição do edema ou prevenção para que não aconteça.
  • pré-cinético: TENS, US, LASER, CRIOMASSAGEM, ou seja, modalidades analgésicas e antiinflamatórias, com exceção do calor profundo.
  • Cinético: à princípio realiza-se alongamento completo, mobilização acessória, exercícios passivos. Quando houver melhora da dor, deve-se continuar com alongamento e mobilização. Gradativamente vamos acrescentando exercícios ativos e de propriocepção para fortalecimento dos músculos e estabilização articular. O tratamento deve ser feito tanto no pós-cirúrgico, quanto para os pacientes que estão com o tratamento conservador.



quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Ops... FELIZ 2013!

Como assim, comecei postando no blog sem antes deixar aqui registrado os meus desejos de um ÓTIMO 2013 para todos nós? Que falha!!!

Espero estar mais presente no blog este ano, trazendo muitas coisas boas para vocês. Desejo que seja um ano MUITO PRÓSPERO, INOVADOR e FELIZ tanto na minha vida pessoal quanto profissional. E que esse desejo se estenda para cada um dos meus amigos, familiares, colegas e VOCÊ (o desconhecido que lê meu blog).

FELIZ ANO NOVO pessoal!
Beijos



Doença de Alzheimer no teatro

http://revistaepoca.globo.com/cultura/noticia/2012/12/o-drama-do-mal-de-alzheimer-no-teatro.html

Peça retrata as relações afetivas de uma família, quando existe alguém portador da doença de Alzheimer.

Estréia amanhã, no SESC Copacabana!
Fica a dica.

Eventos 2013

Cruzeiro da Fisio
03 a 10 de fevereiro - Partindo de Santos - SP
Itinerário: Santos - Punta Del Este - Buenos Aires - Montevidéu
Informações: http://www.cruzeirodafisioterapia.com.br/

1º Congresso Internacional de Fisioterapia Pélvica
07 a 09 de março - Curitiba - PR
Informações: http://inspirar.com.br/fisioterapiapelvica/

IV Congresso Internacional de Reabilitação Neuromusculoesquelética e Esportiva
15 a 18 de maio - RJ

VII Congresso Sul Brasileiro de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva
3 a 5 de outubro - Porto Alegre

XX Congresso Brasileiro de Fisioterapia
16 a 19 de outubro - Fortaleza - Ceará
Informações: http://www.jzbrasil.com/congressos/afb2013/index.htm