Hoje o post vai ser dedicado aos túneis do nosso corpo, rs. Vou falar um pouco da Síndrome do Túnel do CARPO e da Síndrome do Túnel do TARSO. Você verá algumas semelhanças entre elas que podem confundir numa pegadinha de prova de concurso, mas que se você tiver um bom conhecimento de anatomia, vai tirar de letra.
O Túnel do Carpo corresponde à uma passagem anatômica, localizada na face anterior do punho, formada por um arco de ossos e por um ligamento forte chamado LIGAMENTO TRANSVERSO DO CARPO. Dentre deste túnel, localizam-se 9 tendões para os dedos e o NERVO MEDIANO. Este nervo é responsável pela sensibilidade do polegar, indicador, médio e metade externa do dedo anular. A Síndrome do Túnel do Carpo apresenta como queixa principal a dor e dormência nas mãos, devido a compressão deste nervo. Apresenta um conjunto de sinais e sintomas: dor, dormência, formigamento e diminuição da força. A principal manifestação é a dormência nestes dedos, que pioram durante a noite e ao desperta pela manhã. Ao sacudir ou abaixar as mãos, acontece um alívio parcial. Porém, durante a crise a dor pode irradiar para o cotovelo e até mesmo para o ombro. A falta de sensibilidade nos dedos pode causar fraqueza, fazendo com que o paciente freqüentemente deixe cair objetos e tenha dificuldade de diferenciar se algo é quente ou frio. Num estágio avançado existe a atrofia da musculatura tenar, causando fraqueza ou até mesmo impossibilidade do movimento de pinça. Ocorre principalmente em mulheres pós-menopausa, podendo o paciente apresentar diferentes níveis de gravidade. O principal exame realizado é a eletroneuromiografia.
Tratamento:
Fase Inicial - conservador. Talas removíveis, que mantém o punho em leve extensão. Uso de antiinflamatórios ou infiltração.
Gestantes - o tratamento não cirúrgico é realizado o máximo de tempo possível, isso por que os sintomas se resolvem espontaneamente após o parto. Deve-se usar tala. Em último caso, a cirurgia.
Quando os sintomas já ocorrem o dia inteiro, quando não há mais resultado com o tratamento conservador, quando há fraqueza muscular, o tratamento cirúrgico é indicado. Idosos têm maior indicação de tratamento cirúrgico, pelo fato deles apresentarem pobre recuperação da força após a atrofia estabelecida.
Os testes de Phalen e Sinal de Tinel auxiliam no diagnóstico junto a eletroneuromiografia.
Síndrome do Túnel do Tarso: resulta da compressão do NERVO TIBIAL POSTERIOR pelo ligamento do tornozelo, sendo frequente a história de fratura ou luxação antiga do tornozelo. Caracteriza-se pela dor em queimação, formigamento, fraqueza dos dedos dos pés e na região plantar. O paciente também pode apresentar sensação de peso nos pés e, às vezes, perda da sensibilidade. Os sintomas também pioram a noite e pela manhã, havendo rigidez matinal dos pés e dificuldade para andar. Mais comum em mulheres de 45 a 50 anos. Os exames realizados são: palpação, percussão e dobramento do pé, além da eletroneuromiografia, ressonância, radiografia e exames básicos de reumatologia.
Os testes de tínel do pé, torniquete, pulso vascular e dorsiflexão-eversão auxiliam o diagnóstico.
Tratamento:
Clínico - antiinflamatórios, corticóides na crise e infiltrações.
Ortopédico - suporte do tornozelo externo para manter o pé em posição correta, para evitar que as forças continuem comprimindo o nervo.
Cirúrgico - a descompressão está indicada para aqueles casos com lesões que ocupam espaço.
Fisioterapia - diminuição do edema ou prevenção para que não aconteça.
- pré-cinético: TENS, US, LASER, CRIOMASSAGEM, ou seja, modalidades analgésicas e antiinflamatórias, com exceção do calor profundo.
- Cinético: à princípio realiza-se alongamento completo, mobilização acessória, exercícios passivos. Quando houver melhora da dor, deve-se continuar com alongamento e mobilização. Gradativamente vamos acrescentando exercícios ativos e de propriocepção para fortalecimento dos músculos e estabilização articular. O tratamento deve ser feito tanto no pós-cirúrgico, quanto para os pacientes que estão com o tratamento conservador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário