sábado, 27 de abril de 2013

Fisioterapia nas empresas (NR 4) - VOTAÇÃO

Fisioterapeutas:

Estamos a 7 dias do final da votação que irá abrir um debate no Senado Federal sobre a inclusão do fisioterapeuta nas empresas.
É fácil. Basta acessar o link e votar:

terça-feira, 9 de abril de 2013

Pilates ou RPG? Eis a questão!

Muitas pessoas me perguntam qual o melhor para o seu caso, sem mesmo ter feito uma avaliação fisioterápica. Essas perguntas rolam muito num papo descontraído, quando alguém que sente dores (principalmente na coluna) me encontra em locais informais. Daí, resolvi postar uma parte desta matéria da Revista Pilates e depois fazer minhas considerações.
O RPG é uma técnica de fisioterapia que promove o ajuste postural em prol da reorganização dos segmentos do corpo humano, e influencia até mesmo a maneira de respirar do paciente em tratamento. De acordo com a Sociedade Brasileira de RPG, o sistema corrige lesões e deformações do corpo, além de ensinar o paciente a se posicionar de forma correta, curando danos, evitando novos problemas e proporcionando equilíbrio.
O Pilates é um método de alongamento e exercícios físicos profundamente baseados na anatomia humana, que se utilizam do peso do próprio corpo em sua execução. O Pilates restabelece e aumenta a flexibilidade e a força muscular. Igualmente à RPG, a prática melhora a respiração, corrige a postura e previne lesões.
O que eu, como profissional, costumo fazer (além de avaliar o paciente) é indicar o RPG primeiro quando o paciente tem dores agudas e um desequilíbrio postural muito grande. Daí ele passa por algumas sessões de RPG e, em seguida, começa a prática do Pilates. Trabalhei numa clínica há alguns anos atrás, e lá trabalhavamos desta forma: paciente com dor aguda e um compromedimento mais sério, tratava inicialmente com RPG e depois ele era indicado para o Pilates, tivemos excelentes resultados!!!

Fisioterapia na lesão do manguito rotador

Adoro esses desafios!
Semana passada fui procurada por uma paciente para fazer fisioterapia domiciliar. Discurso: "o médico falou que tenho uma lesão no maguito rotador e indicou 10 sessões de fisioterapia na tentativa de não precisar me operar". É ótimo quando isso acontece... quando os médicos tentam um tratamento conservador, antes de indicar a cirurgia! O paciente vai bem, obrigada! :)
Assim que ele se recuperar totalmente, mando notícias!!!


Pilates em domicílio!

O Pilates pode ser praticado na sua própria casa também. É realizado principalmente pelas pessoas que não gostam de academias ou preferem um acompanhamento individual. As aulas duram em média 1 hora e pode ser praticado em qualquer idade, necessitando de uma avaliação física em primeiro lugar. São utilizados acessórios como bolas suíças e faixas elásticas.  

Pilates para ansiedade? SIM!

Fonte: Revista Pilates
Acordar cedo, deixar os filhos na escola e ir trabalhar. No horário de almoço, apenas um quarto é reservado para a refeição. O restante é separado para resolver os assuntos mais urgentes, que não podem esperar até o fim do expediente. Depois mais trabalho que geralmente se torna estressante devido à sobrecarga de responsabilidades. De volta em casa, uma leve pausa para o jantar e, como se não bastasse, os problemas domésticos para solucionar, sem falar daqueles que levam trabalho pra casa.
É uma rotina dessas que muitos profissionais precisam enfrentar todos os dias e o que menos fazem é cuidar da própria saúde. A consequência é pouca ou quase nenhuma qualidade de vida. Muitas pessoas já sofrem com as chamadas “doenças da modernidade”. A ansiedade, por exemplo, é um motivo suficiente para se recorrer a um bom médico. E não estranhe se entre um remédio e outro, ele recomendar a prática do Pilates.
O Pilates aperfeiçoa a rerspiração e potencializa a capacidade respiratória. Em todos os exercícios a respiração é enfatizada como instrumento para atingir a qualidade na execução dos movimentos. O contrário também acontece, pois os movimentos adequados com a região do tronco estimulam e ampliam a entrada e saída de ar nos pulmões. O Pilates exerce muitos benefícios em pessoas ansiosas por modificar a capacidade respiratória. Se o indivíduo ansioso é capaz de aprender a expirar, podemos até certo ponto, modificar sua condição energética diafragmática, onde a ansiedade está contida.

Um pouco de humor no seu dia!

Pilates e Humor. :)

Piso Salarial 2013

quinta-feira, 4 de abril de 2013

III Simpósio de Neurociência do Exercício

Para maiores informações, acesse:
www.laboratoriolanex.com

Vamos colaborar, DIVULGANDO!


Atividade física gratuita para pessoas com deficência! 

Como é bom estar com idosos!

Este foi um dia especial!!! E eu não poderia deixar de postar esse momento tão agradável... Um almoço proporcionado pela Dona Helena, nossa paciente, em sua casa (ela não está nesta foto, :( - coloco posteriormente). Foi uma tarde deliciosa... só gente amiga, agradável e... as comidinhas... hummmm só de pensar, já dá fome!!!

Parkinson

Se você conhece alguém com Parkinson não deixe de prestar sua homenagem especial!

Eu não poderia deixar de mencionar que, QUANTO ANTES INICIÁRMOS O TRATAMENTO COM A FISIOTERAPIA, melhor será a qualidade de vida deste paciente.