Oi, pessoal!
Agradeço todas as visitas e comentários no blog e por e-mail!
Estou fazendo uma enquete aqui no blog para dar uma nova cara e saber mais a opinião e interesse das pessoas que passam sempre por aqui.
Não deixem de participar!
Sejam bem vindos! Espaço criado para exibir matérias de jornais, revistas e artigos sobre a fisioterapia e todas as técnicas envolvidas na melhora da qualidade de vida, assim como, tratamentos de patologias diversas e reabilitação. Eventos na área da saúde, como eventos empresariais, também serão assuntos deste blog.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010
domingo, 21 de novembro de 2010
Medicina Paliativa
Atualmente tenho atendido inúmeros pacientes que se encontram em estágio muito avançado de sua doença. Umas dessas doenças, por exemplo, é o Mal de Alzheimer. Com isso, algumas pessoas me questionam sobre o que fazer e para que fazer a fisioterapia, se a doença não tem mais cura. Foi à partir desse questionamento que surgiu esta postagem!
A Organização Mundial de Saúde defini como cuidados paliativos todos aqueles cuidados que consistem na assistência ativa e integral a pacientes cuja doença não responde mais ao tratamento curativo, sendo o principal objetivo a garantia da melhor qualidade de vida, tanto para o paciente quanto para os seus respectivos familiares.
A Medicina Paliativa surgiu devido a necessidade de melhorar a qualidade de vida dos pacientes para os quais a cura não é mais possível e a qualidade de vida está ou estará em breve deteriorada. O objetivo real dessa área da saúde é aliviar os sintomas decorrentes de doenças degenerativas, crônicas e refratárias, favorecer o melhor possível as atividades do paciente, oferecer adequada atenção emocional e social, tanto ao paciente quanto à própria família.
A fisioterapia em alguns casos pode não curar o paciente, porém vai dar uma qualidade de vida para esses pacientes até o dia de óbito.
Assinar:
Postagens (Atom)