segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Símbolo da Fisioterapia



Em 2006 eu trabalhava na Clínica Fisilabor. Falando nisso, foi o meu primeiro emprego como Fisioterapeuta. Uma clínica muito agradável! Os pacientes, fisioterapeutas e estagiários era uma equipe maravilhosa. Foi uma época e experiência muito boa para mim, já que era meu primeiro emprego "de verdade".

Bom... um dos pacientes um dia olhou para meu jaleco e perguntou qual o significado do símbolo da fisioterapia. Fiquei surpresa e encabulada, pois nunca tinha pensado em pesquisar isso e procurar saber algo que era importante eu ter como conhecimento. Fui pesquisar. E nunca mais me esqueci !!!

Hoje estou postando aqui. Para conhecimento de todos. E para que outros profissionais saibam, pois podem ser pegos de surpresa, como eu fui! ("Rs")

Serpentes verdes: representa sabedoria, conhecimento - o que devemos buscar saber e saber. O verde representa a saúde.

Raio amarelo: união entre a consciência cósmica e consciência individual. Amarelo significa ouro - sol, estrela, luz, sabedoria. Suas combinações nos remetem a um estado harmônico necessário à reflexão de tudo o que propomos, cuja aura é violeta e tem a capacidade de transmutar a doença em saúde. 





9 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olá, meu nome é Renéa, tenho 16 anos e estou me preparando para prestar vestibular. Bom, meu sonho é exercer um aprofissão relacionada a saúde. Atualmente tenho colocado nos meus planos a FISIOTERAPIA, tenho pesquisado sobre a profissão e não tenho tido informações muito boas. Muitas pessoas falam que é uma profissão desvalorizada, e por causa disto, um(a) fisioterapeuta não ganha bem.
    Não quero valorizar apenas o dinheiro, mas percebo que também é importante. Quero uma profissão que eu goste e que ela me tenha retornos financeiros médios.
    Gostaria de saber se a FISIOTERAPIA é mesmo uma profissão desvalorizada, ou se é apenas conversa das pessoas. Ficarei muito grata se vc puder me esclarecer e assim até me ajudar a me decidir em relação a minha profissão escolhida. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Renea. Somente hoje vi seu comentário, que pena. Quase 3 anos depois... Mas, então, me conte você?! Está cursando Fisioterapia? Qual foi sua opção?

      Excluir
  3. entao Renéa estou no 1 ° ano de fisio qdo agente gosta da profissao nao importa qto agente vai ganhar
    logico q tdo pensam isso pois é um curso cara mas invista nisso pois é um excelente curso pois so de pensar q vc podera reabilitar um pessoa q nao anda a voltar ja é uma gratidao....

    bjoss angelica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, temos muita gratidão mesmo. Por isso, precisamos gostar do que fazemos. Mas também devemos pensar, na minha opinião, no que almejamos pra nossa vida, em termos de condições financeiras. Infelizmente, a profissão é desvalorizada, sim !!! Mas a desvalorização só chega aos usuários (pacientes e o povo em geral) por que os próprios profissionais não valorizam seu trabalho e acabam aceitando certas propostas impostas... sem rebater... ou até mesmo, cobrando valores domiciliares abaixo do que é recomendado pelo sindicato, o que acaba não sendo muito ético com outros colegas de profissão. Vale a pena pesquisar e conversar MUITO antes de escolher QUALQUER profissão!!!

      Excluir
  4. Muito obrigada pela resposta. Já estou me decidindo e acho que é melhor eu fazer o que eu quero e gosto, do que fazer algo que não me agrada só por dinheiro... E fazer fisioterapia é o meu grande sonho... Obrigado mesmo. BjOo

    ResponderExcluir
  5. Olá Renea.Concordo com a Angélica! Mas também entendo sua dúvida, insegurança etc. Nos dias de hoje, temos que pensar em tudo mesmo, pois a vida, financeiramente falando, não está fácil! Porém, o que digo é que toda profissão, quando se gosta, é prazerosa. E também existe sempre os dois lados da moeda: os profissionais que são bem remunerados e os que não são remunerados tão bem assim. Tudo vai depender do seu esforço, sorte... etc!

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Sou fisioterapeuta recém formada e amo a minha profissão. No início, comecei a trabalhar em uma clínica onde tive experiências não muito boas. Não pensei duas vezes antes de sair de lá e buscar algo melhor, mais sério, que valorizasse os pacientes e os profissionais. Hoje estou trabalhnado em um hospital onde realemente a Fisioterapia é levada a sério.
    Vale lembrar que muitas vezes os próprios profissionais é que não se valorizam.
    Eu valorizo a Fisioterapia!
    Cristiane, RJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí!!! Os próprios profissionais muitas vezes não se valorizam. No início da minha profissão me deparei com questões muito graves em clínicas... e tive colegas de trabalho que se submeteram a ficar nesta clínica anos e anos... Eu pulei fora, 3 meses depois. E, óbvio, fui vista como a encrenqueira etc. Mas... pra mim não dava... Fazer ultrasom no paciente, mesmo aparelho quebrado, por que o reumatologista e dono da clínica ordenou, pra não perder a consulta do convênio... é um pouco demais pra mim!!!

      Excluir