Bom Dia, visitantes do blog.
Passo para informar que uma amiga que faz doutorado na UFRJ está iniciando sua pesquisa em abril com idosos em seu projeto. Não é trabalhoso para o idosos. São poucas visitas e rápidas, no campus Praia Vermelha.
Quem tiver interesse é só deixar um comentário aqui no blog, com seu e-mail e eu repasso. Ou pode me enviar um e-mail com seu contato.
Quem não é idoso, indique para algum que você conheça. A pesquisa consiste de idosos depressivos ativos e sedentários; e idosos ativos e sedentários, ou seja, são 4 grupos de idosos.
Obrigada pela divulgação e estarão contribuindo MUITO para as pesquisas na área da saúde.
Sejam bem vindos! Espaço criado para exibir matérias de jornais, revistas e artigos sobre a fisioterapia e todas as técnicas envolvidas na melhora da qualidade de vida, assim como, tratamentos de patologias diversas e reabilitação. Eventos na área da saúde, como eventos empresariais, também serão assuntos deste blog.

domingo, 27 de março de 2011
quinta-feira, 17 de março de 2011
Grupo de apoio para família de pacientes com Alzheimer
Pessoal, descobri isso !!!
Um grupo de médicos do Hospital Rios D’Or, no Rio de Janeiro, em parceria com a Organização Mundial de Combate ao Alzheimer e a Academia Brasileira de Neurologia (ABN) criou o programa gratuito Doença de Alzheimer – Grupo de apoio, para orientação e amparo emocional, no qual os que passam por essa situação podem partilhar sentimentos, vivências – e receber atenção. O programa oferece informações e conforto aos familiares em encontros que se baseiam na troca de experiências, visando a melhora do cuidado do paciente e a possibilidade de amenizar a sobrecarga do cuidador. As reuniões são mensais, na última terça-feira do mês, acompanhadas por um neurologista, um geriatra e um psicólogo. Informações: marketing@barrador.com.br ou
(21) 2430-3639 (ramal 4107).
(21) 2430-3639 (ramal 4107).
quarta-feira, 2 de março de 2011
Therapeutic exercise in the treatment of the pain in chondromalacia patellae
Esta semana eu ouvi inúmeras queixas com relação ao joelho e me deu vontade de postar alguma matéria relacionada à esta articulação, tão complexa, tanto no ponto de vista estrutural, quanto funcional. Lembrei de um artigo bastante interessante e comentarei sobre ele aqui. Quem se interessar pelo artigo na íntegra, é só me mandar um comentário ou e-mail que eu encaminho.
Resumo do artigo
A prática terapêutica depara-se com várias patologias de caráter degenerativo e álgico. Mediante observação, notou-se uma frequência de diagnósticos de condromalácia (degeneração da cartilagem articular da patela), e uma divergência nos tratamentos propostos. Desta forma, os autores sentiram uma necessidade de abordar um método fisioterapêutico adequado para o mesmo. Estes aprofundaram os estudos sobre a cinesioterapia no tratamento da dor na condromalácia. O objetivo deste estudo era descobrir uma forma de abordar a cinesioterapia na dor anterior de joelho e verificar se somente a cinesioterapia era suficiente para eliminar a dor conseqüente a esta patologia.
O artigo conclui que:
1. A cinesioterapia atua diretamente na tonificação do músculo medializador da patela, pois as contrações musculares ativam o sistema alfa-gama, que ativará o fuso neuromuscular, que mandará um estímulo à musculatura para que se contraia, gerando tônus.
2. A cinesioterapia unicamente tem possibilidade de abrandar e até eliminar a dor anterior do joelho conseqüente à condromalácia, pois:
- Estimula receptores subcondrais com fibras aferentes que modulam a dor medular;
- Estimula a produção de líquido sinovial que nutrirá a cartilagem;
- Aumenta a circulação sanguínea da cápsula articular devido à demanda de oxigênio que o músculo necessitará, com isso o líquido sinovial será mais nutritivo, conseqüentemente haverá melhor nutrição da cartilagem;
- Elimina a compressão articular, permitindo que a cartilagem seja nutrida;
- Elimina edema cartilaginoso devido à ativação da circulação lacunar;
3. A cinesioteraía é uma abordagem valiosa no tratamento da causa-efeito na dor anterior de joelho conseqüente da condromalácia, podendo evitar sua recidiva.
Assinar:
Postagens (Atom)