domingo, 11 de julho de 2010

Saúde Corporativa

A importância de investir na qualidade de vida dos profissionais!
Fonte: Jornal Carreira & Sucesso

Qualidade de vida se tornou assunto constante no mundo corporativo. As empresas investem cada vez mais em programas sustentáveis, e apostam no bem estar dos colaboradores para garantir um ambiente de trabalho agradável, além de atender as exigencias de mercado que valorizam as organizações que adotam esse perfil.
Aplicar programas que incentivam uma vida mais saudável e menos estressante é totalmente positivo para as organizações. Além do mais, evita uma série de gastos com profissionais que acabam sendo afastados de suas funções por recomendação médica, uma vez diagnosticado que o problema de saúde muitas vezes pode estar ligado à vida profissional excessivamente sob pressão e sedentária.
"Esse tipo de preocupação mostra que a empresa é moderna. Funciona como uma proteção do trabalho, para evitar adoecimento, problemas de relacionamento, depressão e desgaste", define Ana Cristina Limongi, professora da FIA/USP e do núcleo de qualidade de vida.
Se por um lado as empresas parecem investir nestes programas, por outro ainda parecem tímidas quanto a sua aplicação. Desenvolver um projeto como este requer organização, pessoas qualificadas envolvidas e principalmente, planejamento para que se encaixe no cronograma e nos planos da organização.

***************************

A Vital Promove - Saúde e Bem Estar Pra Você,  pode ajudar sua empresa a desenvolver projetos de saúde e qualidade de vida.
Contato: bemestarpravoce@yahoo.com.br

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Acupuntura e Menopausa

Acupuntura reduz os calores da menopausa, diz estudo!
O tratamento é tão eficaz, quanto os remédios. Porém, não possui efeitos colaterais.

Uma boa notícia para mulheres que estão na menopausa: pesquisadores do Hospital Henru Ford, nos EUA, descobriram que a acupuntura é tão eficaz quanto o uso de medicamentos no controle das ondas de calor que ocorrem nessa fase da vida.
A menopausa é marcada por um desequilíbrio hormonal em que a produção de estrogênio varia muito. E esse desequilíbrio perturba o funcionamento do hipotálamo, que é a região do cérebro que tem como uma de suas funções o controle da temperatura corporal. Isso gera as ondas de calor. A acupuntura harmoniza as variações hormonais e reduz os calores.

Resultados duradoruros
Na pesquisa americana, 50 pacientes foram divididas em 2 grupos. Um fez acupuntura e o outro tomou antidepressivos. Todas as participantes suspenderam o tratamento após 12 semanas. Nos 2 grupos de pacientes houve queda de 50% nas ondas de calor e nos sintomas de depressão, ams com a acupuntura se obteve resultados mais duradouros e com menos efeitos colaterais. 
Além disso, 18 pacientes que receberam antidepressivo relataram náuseas, boca seca, tontura e ansiedade.

Fonte: Jornal O Dia online